terça-feira, 23 de abril de 2013

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO I


                   PROJETO ACELERA  9º ANO/LÍNGUA PORTUGUESA

 Uma língua muitos textos
Capítulo 1: Variedades linguísticas
Conversando
   Explore a página de abertura, procurando levantar hipóteses sobre o conteúdo que será trabalhado. O título do capítulo sinaliza o assunto, mas é preciso verificar seu entendimento sobre esse tema.
Partindo do texto
   Os dois primeiros textos apresentados na seção abordam as variedades linguísticas decorrentes de fatores regionais /geográficos.
   O texto 3 foi apresentado com o objetivo de tratar de variedades linguísticas que podem existir em decorrência do fator sexo.
   O texto 4, que retrata uma experiência vivida por um garoto na Região Centro-Oeste do Brasil, propicia
um trabalho sobre como, geralmente, lidamos com a diversidade linguística.
   A situação apresentada no texto ocorre em um tempo que não é o de hoje, quando não havia flexibilidade em relação à linguagem usada na sala de aula e a relação entre professor e aluno era muito mais formal. Sabendo disso, pode-se entender como natural a atitude do professor?
   É importante salientar que erro existe, sim, e que ele se configura como inadequação de uso. Se, em uma situação em que se exige maior monitoramento linguístico, alguém faz uso de uma fala marcada exageradamente por gírias, estará incorrendo em erro. Isso não significa que essa pessoa deverá ser estigmatizada.
   Pensando bem
   O segundo tópico de conteúdo trabalhado nessa seção refere-se à Língua Portuguesa, apresentando ao aluno o lugar de destaque que ela ocupa no mundo. Variedades em decorrência de fatores geográficos são percebidas entre o português do Brasil, o português de Portugal e o português de Angola, como se exemplifica no livro.
   É importante que o aluno perceba essa dimensão da língua que ele fala e escreve, bem como valorize a contribuição das línguas indígenas, africanas (no plural, assim mesmo, para mostrar ao aluno a diversidade dessas línguas. No senso comum, é como se todos os povos indígenas existentes aqui na época do Descobrimento falassem uma só língua, como se todos os negros que foram escravizados e trazidos para o Brasil falassem somente uma língua africana) e dos imigrantes, como o alemão, o
italiano, o japonês, etc.
   O tópico “As línguas indígenas no Brasil” reforça a ideia de que o Brasil, definitivamente, não é um país monolíngue. Foi apresentado com a intenção de ampliar a visão do aluno sobre esse tema e sensibilizá-lo para uma questão tão séria quanto é o desaparecimento das línguas dos povos indígenas brasileiros.
   Descrição: C:\Users\Leninha\Desktop\Sem título.jpg

O diálogo dos textos
Conversando
   É possível que haja versões diferentes da história em seus recontos. Pontos divergentes e o núcleo que se mantiver inalterado nas versões.
Partindo do texto
   São apresentados fragmentos de poemas que retomam a “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.

Pensando bem
   Nesta seção, o que se pretende é explorar amplamente o conceito de intertextualidade, focando paráfrase e paródia. Explore os fragmentos de poemas apresentados.

   É fundamental que percebam essa alteração de sentidos. Assim, eles se darão conta de que a construção de sentidos depende de diferentes fatores: situação comunicativa para a qual os ditos foram produzidos; intenções do enunciador; recursos linguísticos utilizados; conhecimento de mundo do leitor,
etc.
   Depois de analisar o anúncio apresentado, pesquisarão propagandas e anúncios publicitários, letras de música, tirinhas e charges, histórias em quadrinhos, pintura e poemas, nos quais se tenha empregado o
recurso da intertextualidade.

QUESTÕES    
TEXTO 1
ISSO É QUE É TER

ESTÔMAGO


Em Super Size Me, o diretor Morgan Spurlock vira sua própria
cobaia numa investigação sobre a cultura do fast-food

Izabela Boscov
Morgan Spurlock nunca foi exatamente um asceta: adora um filé, acha que presunto é uma invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana. Foi enquanto estava vendo televisão largado no sofá da mãe, posto a nocaute pelo almoço do Dia de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso: duas adolescentes americanas estavam processando a rede de lanchonetes McDonald’s por torná-las obesas. Em princípio, diz Spurlock, a ação não parecia ter mérito real – ela seria mais um sintoma de um país infestado pela litigância, em que os cidadãos se recusam a assumir suas responsabilidades pessoais e atribuem a culpa por suas falhas às forças maiores das corporações. Mas talvez, raciocinou Spurlock, essas forças sejam de fato maiores. Dessa idéia nasceu o documentário Super Size Me (Estados Unidos, 2004).
Para fazer Super Size Me, Spurlock se transformou, durante um mês, em sua própria cobaia. Determinou que nesse período tudo o que ele ingerisse, até a água, deveria vir do McDonald’s. Cada item do cardápio teria de ser provado pelo menos uma vez e ele teria de dizer “sim” sempre que um atendente oferecesse o lanche na porção super size. Essa opção, que deixou de constar do menu da rede mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados Unidos (mero acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de fast-food: por alguns centavos a mais, o cliente ganha quantidades muito maiores de comida. Custa pouco para ele, custa menos ainda para a lanchonete, e proporciona ao freguês a satisfação de ter conseguido uma pechincha. O número de calorias na bandeja, porém, sobe assustadoramente. Spurlock tinha de aceitar o super size porque isso é o que um americano comum faria – e por isso também ele reduziu de forma drástica sua atividade física, até que ela se encaixasse na média nacional.
A primeira refeição super size de Spurlock é um espetáculo dantesco. Seu bom humor logo dá lugar ao fastio, depois à náusea e, finalmente, à rejeição completa da comida, que termina, meio digerida, numa poça ao lado da janela de seu carro. Antes de começar o experimento, Spurlock passou por exames minuciosos com três médicos diferentes. Todos concordaram que, aos 33 anos, ele exibia saúde e forma física perfeitas. Faltando dez dias para a maratona gastronômica terminar, os três pediram a Spurlock que desistisse: seu colesterol disparara, a deposição de gordura tornara seu fígado pastoso como o de um alcoólatra, e o paciente vivia atormentado por fortes dores de cabeça, mau humor e exaustão. Num depoimento cândido, a namorada de Spurlock, que é chef vegetariana, revela o impacto da dieta sobre a vida amorosa do casal: Spurlock não tinha ânimo para mais nada entre os lençóis que não roncar. Após trinta dias, a silhueta do diretor contabilizava 11 quilos adicionais, que ele demoraria mais de um ano para perder.
VEJA, 18 agosto. 2004, p.p. 114-115.
QUESTÃO 01 (Descritor: relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio texto ou em outros textos)
Assunto: Procedimentos de leitura
O título do texto, “Isso é que é ter estômago”, deve ser relacionado à idéia de que:
a)     é preciso ter muita coragem para assistir ao documentário Super Size Me, de Morgan Spurlock.
b)    o diretor de cinema Morgan Spurlock é um consumidor inveterado de sanduíches McDonald’s.
c)     para realizar seu filme, Spurlock virou sua própria cobaia e por um mês só fez refeições fast-food.
d)    o americano comum não tem a menor noção do que está ingerindo ao se alimentar de sanduíches.

Questão 02 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação, reticências, aspas)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Releia, com atenção, a passagem abaixo:
“Essa opção, que deixou de constar do menu da rede mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados Unidos (mero acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de fast-food...”
O uso dos parênteses na passagem “(mero acaso, divulgou a empresa)” tem a função de:

a)     destacar que a empresa deu uma informação essencial para a notícia.
b)    abrir o comentário de que a informação da empresa pode ser falsa.
c)     garantir o direito que a empresa tem de se defender das acusações.
d)    demonstrar que o texto é favorável à argumentação feita pela empresa.


Questão 03 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões)
Assunto: Procedimentos de leitura
Assinale a única alternativa em que a palavra destacada foi CORRETAMENTE interpretada.
a)     “Foi enquanto estava vendo televisão, largado no sofá da mãe...” (largado = abandonado)
b)    “... atribuem a culpa por suas falhas às forças maiores das corporações.” (corporações = lanchonetes)
c)     “Seu bom humor logo dá lugar ao fastio, depois à náusea...” (fastio = tédio)
d)    “Faltando dez dias para a maratona gastronômica terminar...” (gastronômica = gigantesca)

Questão 04 (Descritor: analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Leia, com atenção, o conceito abaixo:
Eufemismo. Consiste em suavizar a expressão de uma idéia molesta, substituindo o termo exato por palavras ou circunlocuções menos desagradáveis ou mais polidas. Exemplo:
Fulano foi desta para melhor. [= morreu]
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, 1988, p. 525.
A passagem do texto que também pode exemplificar “eufemismo” é:
a)     “...adora um filé, acha que presunto é uma invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana.”
b)    “... posto a nocaute pelo almoço do Dia de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso...”
c)     “Custa pouco para ele, custa menos ainda para a lanchonete, e proporciona ao freguês a satisfação de ter conseguido uma pechincha.”
d)    “... à rejeição completa da comida, que termina, meio digerida, numa poça ao lado da janela de seu carro.”

Questão 05 (Descritor: depreender de uma informação explícita outra informação implícita no texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
O texto nos permite deduzir que, para Morgan Spurlock, os americanos comuns têm todas as características abaixo EXCETO:
a)     são, hoje, um povo que sempre busca obter vantagens através de processos contra empresas.
b)    dedicam, de maneira geral, pouquíssimas horas para a realização de atividades físicas.
c)     estão sempre dispostos a ganhar uma pechincha, até mesmo na oferta de sanduíches super size.
d)    buscam sempre consumir alimentos muito calóricos, mesmo que isso custe aumento de peso.

Questão 06 (Descritor: relacionar, em um texto, assunto e finalidade com o tipo de texto)
Assunto:  Procedimentos de leitura
A caracterização CORRETA do texto é:
a)     uma resenha, cujo objetivo principal é informar o leitor sobre o conteúdo do filme “Super Size Me” e as reflexões que ele promove.
b)    uma reportagem, que tem como finalidade básica denunciar o quanto as redes de lanchonetes estão prejudicando a saúde das pessoas.
c)     uma análise científica sobre os hábitos alimentares dos americanos comuns, o que os tem levado cada vez mais a ficar obesos.
d)    uma notícia sobre a capacidade que o ser humano tem de se submeter a experiências difíceis com o objetivo de comprovar suas idéias.

Questão 07 (Descritor: analisar a função argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e relações de co-referência – hiperonímia, expressões nominais definidas, repetição, sinonímia)
Assunto: Coerência e coesão no processamento do texto
Releia, com atenção, a passagem a seguir:
“Após trinta dias, a silhueta do diretor contabilizava 11 quilos adicionais, que ele demoraria mais de um ano para perder.”
O uso da forma verbal “demoraria”, na passagem acima, sugere que o diretor Morgan Spurlock:
a)     poderia levar mais de um ano para perder os 11 quilos adicionais.
b)    só voltou ao seu peso normal mais de um ano após a experiência.
c)     desejou perder os 11 quilos adicionais um ano após a experiência.
d)    estendeu a sua experiência com a fast-food a mais de um ano.

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