PROJETO ACELERA 9º ANO/LÍNGUA
PORTUGUESA
Uma
língua muitos textos
Capítulo 1: Variedades linguísticas
Conversando
Explore a página de abertura, procurando
levantar hipóteses sobre o conteúdo que será trabalhado. O título do capítulo
sinaliza o assunto, mas é preciso verificar seu entendimento sobre esse tema.
Partindo do texto
Os dois primeiros textos apresentados na
seção abordam as variedades linguísticas decorrentes de fatores regionais /geográficos.
O texto 3 foi apresentado com o objetivo de
tratar de variedades linguísticas que podem existir em decorrência do fator
sexo.
O texto 4, que retrata uma experiência
vivida por um garoto na Região Centro-Oeste do Brasil, propicia
um trabalho sobre como,
geralmente, lidamos com a diversidade linguística.
A situação apresentada no texto ocorre em um
tempo que não é o de hoje, quando não havia flexibilidade em relação à
linguagem usada na sala de aula e a relação entre professor e aluno era muito
mais formal. Sabendo disso, pode-se entender como natural a atitude do
professor?
É importante salientar que erro existe, sim,
e que ele se configura como inadequação de uso. Se, em uma situação em que se
exige maior monitoramento linguístico, alguém faz uso de uma fala marcada exageradamente
por gírias, estará incorrendo em
erro. Isso não significa que essa pessoa deverá ser
estigmatizada.
Pensando bem
O segundo tópico de
conteúdo trabalhado nessa seção refere-se à Língua Portuguesa, apresentando ao
aluno o lugar de destaque que ela ocupa no mundo. Variedades em decorrência de
fatores geográficos são percebidas entre o português do Brasil, o português de
Portugal e o português de Angola, como se exemplifica no livro.
É importante que o aluno perceba essa
dimensão da língua que ele fala e escreve, bem como valorize a contribuição das
línguas indígenas, africanas (no plural, assim mesmo, para mostrar ao aluno a
diversidade dessas línguas. No senso comum, é como se todos os povos indígenas
existentes aqui na época do Descobrimento falassem uma só língua, como se todos
os negros que foram escravizados e trazidos para o Brasil falassem somente uma
língua africana) e dos imigrantes, como o alemão, o
italiano, o japonês, etc.
O tópico “As línguas indígenas no Brasil”
reforça a ideia de que o Brasil, definitivamente, não é um país monolíngue. Foi
apresentado com a intenção de ampliar a visão do aluno sobre esse tema e
sensibilizá-lo para uma questão tão séria quanto é o desaparecimento das
línguas dos povos indígenas brasileiros.
O diálogo dos textos
Conversando
É possível que haja versões diferentes da
história em seus recontos. Pontos divergentes e o núcleo que se mantiver
inalterado nas versões.
Partindo do texto
São apresentados fragmentos de poemas que
retomam a “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.
Pensando bem
Nesta seção, o que se pretende é explorar
amplamente o conceito de intertextualidade, focando paráfrase e paródia.
Explore os fragmentos de poemas apresentados.
É fundamental que percebam essa alteração de
sentidos. Assim, eles se darão conta de que a construção de sentidos depende de
diferentes fatores: situação comunicativa para a qual os ditos foram
produzidos; intenções do enunciador; recursos linguísticos utilizados;
conhecimento de mundo do leitor,
etc.
Depois de analisar o anúncio apresentado,
pesquisarão propagandas e anúncios publicitários, letras de música, tirinhas e
charges, histórias em quadrinhos, pintura e poemas, nos quais se tenha
empregado o
recurso da
intertextualidade.
QUESTÕES
TEXTO 1
ISSO É QUE É TER
ESTÔMAGO
cobaia numa investigação sobre a cultura do fast-food
Izabela Boscov
Morgan
Spurlock nunca foi exatamente um asceta: adora um filé, acha que presunto é uma
invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana. Foi
enquanto estava vendo televisão largado no sofá da mãe, posto a nocaute pelo
almoço do Dia de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso: duas
adolescentes americanas estavam processando a rede de lanchonetes McDonald’s
por torná-las obesas. Em princípio, diz Spurlock, a ação não parecia ter mérito
real – ela seria mais um sintoma de um país infestado pela litigância, em que
os cidadãos se recusam a assumir suas responsabilidades pessoais e atribuem a
culpa por suas falhas às forças maiores das corporações. Mas talvez, raciocinou
Spurlock, essas forças sejam de fato maiores. Dessa idéia nasceu o documentário
Super Size Me (Estados Unidos,
2004).
Para
fazer Super Size Me, Spurlock se transformou, durante um mês, em sua própria
cobaia. Determinou que nesse período tudo o que ele ingerisse, até a água,
deveria vir do McDonald’s. Cada item do cardápio teria de ser provado pelo
menos uma vez e ele teria de dizer “sim” sempre que um atendente oferecesse o
lanche na porção super size. Essa opção, que deixou de constar do menu da rede
mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados Unidos (mero
acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de fast-food:
por alguns centavos a mais, o cliente ganha quantidades muito maiores de
comida. Custa pouco para ele, custa menos ainda para a lanchonete, e
proporciona ao freguês a satisfação de ter conseguido uma pechincha. O número
de calorias na bandeja, porém, sobe assustadoramente. Spurlock tinha de aceitar
o super size porque isso é o que um americano comum faria – e por isso também
ele reduziu de forma drástica sua atividade física, até que ela se encaixasse
na média nacional.
A
primeira refeição super size de Spurlock é um espetáculo dantesco. Seu bom
humor logo dá lugar ao fastio, depois à náusea e, finalmente, à rejeição
completa da comida, que termina, meio digerida, numa poça ao lado da janela de
seu carro. Antes de começar o experimento, Spurlock passou por exames
minuciosos com três médicos diferentes. Todos concordaram que, aos 33 anos, ele
exibia saúde e forma física perfeitas. Faltando dez dias para a maratona
gastronômica terminar, os três pediram a Spurlock que desistisse: seu colesterol
disparara, a deposição de gordura tornara seu fígado pastoso como o de um
alcoólatra, e o paciente vivia atormentado por fortes dores de cabeça, mau
humor e exaustão. Num depoimento cândido, a namorada de Spurlock, que é chef
vegetariana, revela o impacto da dieta sobre a vida amorosa do casal: Spurlock
não tinha ânimo para mais nada entre os lençóis que não roncar. Após trinta
dias, a silhueta do diretor contabilizava 11 quilos adicionais, que ele
demoraria mais de um ano para perder.
VEJA, 18 agosto. 2004, p.p. 114-115.
QUESTÃO 01 (Descritor:
relacionar uma informação identificada no texto com outras oferecidas no próprio
texto ou em outros textos)
Assunto: Procedimentos de leitura
O título do texto, “Isso é que é ter
estômago”, deve ser relacionado à idéia de que:
a)
é preciso ter muita coragem para
assistir ao documentário Super Size Me, de Morgan Spurlock.
b)
o diretor de cinema Morgan Spurlock é
um consumidor inveterado de sanduíches McDonald’s.
c)
para realizar seu filme, Spurlock virou
sua própria cobaia e por um mês só fez refeições fast-food.
d)
o americano comum não tem a menor noção
do que está ingerindo ao se alimentar de sanduíches.
Questão 02 (Descritor: analisar o efeito de
sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva – interrogação, exclamação,
reticências, aspas)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e
efeitos de sentido
Releia, com atenção, a passagem abaixo:
“Essa opção, que deixou de constar do
menu da rede mais ou menos na ocasião em que o documentário estreou nos Estados
Unidos (mero acaso, divulgou a empresa), é um dos melhores negócios do ramo de
fast-food...”
O uso dos parênteses na passagem “(mero
acaso, divulgou a empresa)” tem a função de:
a)
destacar que a empresa deu uma
informação essencial para a notícia.
b)
abrir o comentário de que a informação
da empresa pode ser falsa.
c)
garantir o direito que a empresa tem de
se defender das acusações.
d)
demonstrar que o texto é favorável à
argumentação feita pela empresa.
Questão 03 (Descritor: inferir o sentido de uma
palavra ou de uma expressão considerando o contexto e/ou universo temático e/ou
estrutura morfológica da palavra – radical, afixos e flexões)
Assunto: Procedimentos de leitura
Assinale a única alternativa em que a
palavra destacada foi CORRETAMENTE
interpretada.
a)
“Foi enquanto estava vendo televisão, largado no sofá da mãe...” (largado =
abandonado)
b)
“... atribuem a culpa por suas falhas
às forças maiores das corporações.”
(corporações = lanchonetes)
c)
“Seu bom humor logo dá lugar ao fastio, depois à náusea...” (fastio =
tédio)
d)
“Faltando dez dias para a maratona gastronômica terminar...” (gastronômica
= gigantesca)
Questão 04 (Descritor: analisar o efeito de
sentido conseqüente do uso de linguagem figurada – metáfora, hipérbole, eufemismo,
repetição, gradação)
Assunto: Relações entre recursos expressivos e
efeitos de sentido
Leia, com atenção, o conceito abaixo:
Eufemismo. Consiste em suavizar a expressão de
uma idéia molesta, substituindo o termo exato por palavras ou circunlocuções
menos desagradáveis ou mais polidas. Exemplo:
Fulano
foi desta para melhor. [= morreu]
CEGALLA, Domingos Paschoal.
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa.
Companhia Editora Nacional, 1988, p. 525.
A passagem do texto que também pode
exemplificar “eufemismo” é:
a)
“...adora um filé, acha que presunto é
uma invenção divina e encara qualquer culinária regional, da cubana à indiana.”
b)
“... posto a nocaute pelo almoço do Dia
de Ação de Graças de 2002, que ele soube de um fato curioso...”
c)
“Custa pouco para ele, custa menos
ainda para a lanchonete, e proporciona ao freguês a satisfação de ter
conseguido uma pechincha.”
d)
“... à rejeição completa da comida, que
termina, meio digerida, numa poça ao lado da janela de seu carro.”
Questão 05 (Descritor: depreender de uma
informação explícita outra informação implícita no texto)
Assunto: Procedimentos de leitura
O texto nos permite deduzir que, para
Morgan Spurlock, os americanos comuns têm todas as características abaixo EXCETO:
a)
são, hoje, um povo que sempre busca
obter vantagens através de processos contra empresas.
b)
dedicam, de maneira geral, pouquíssimas
horas para a realização de atividades físicas.
c)
estão sempre dispostos a ganhar uma
pechincha, até mesmo na oferta de sanduíches super size.
d)
buscam sempre consumir alimentos muito
calóricos, mesmo que isso custe aumento de peso.
Questão 06 (Descritor: relacionar, em um texto,
assunto e finalidade com o tipo de texto)
Assunto:
Procedimentos de leitura
A caracterização CORRETA do texto é:
a)
uma resenha, cujo objetivo principal é
informar o leitor sobre o conteúdo do filme “Super Size Me” e as reflexões que
ele promove.
b)
uma reportagem, que tem como finalidade
básica denunciar o quanto as redes de lanchonetes estão prejudicando a saúde
das pessoas.
c)
uma análise científica sobre os hábitos
alimentares dos americanos comuns, o que os tem levado cada vez mais a ficar
obesos.
d)
uma notícia sobre a capacidade que o
ser humano tem de se submeter a experiências difíceis com o objetivo de
comprovar suas idéias.
Questão 07 (Descritor: analisar a função
argumentativa de operações como seleção lexical, formas de tratamento e
relações de co-referência – hiperonímia, expressões nominais definidas,
repetição, sinonímia)
Assunto: Coerência e coesão no processamento do
texto
Releia, com atenção, a passagem a seguir:
“Após trinta dias, a silhueta do
diretor contabilizava 11 quilos adicionais, que ele demoraria mais de um ano
para perder.”
O uso da forma verbal “demoraria”, na passagem acima, sugere
que o diretor Morgan Spurlock:
a)
poderia levar mais de um ano para
perder os 11 quilos adicionais.
b)
só voltou ao seu peso normal mais de um
ano após a experiência.
c)
desejou perder os 11 quilos adicionais
um ano após a experiência.
d)
estendeu a sua experiência com a
fast-food a mais de um ano.
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