segunda-feira, 8 de abril de 2013

Oficina de Língua Portuguesa/ Matemática


Data: 03/04/2013
Público Alvo: Professora Regente do 3º ano A, Turno: Matutino.
Carga horaria: Semanal com carga de 02 oficinas
Tema Geral: Atividades Lúdicas
Tema Principal: Na trilha do alfabeto

Justificativa:
A atividade lúdica vem sendo considerada como um recurso muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, ou seja, nos jogos e brincadeiras, a criança pode escolher entre aceitar ou discordar de certas convenções. Além disso, oferece-se possibilidade de aprender sobre soluções de conflitos, lealdade e estratégias, tanto de cooperação como de competição social. Este pode ser um meio de promover aprendizagem ou induzir comportamentos.
Objetivo:

Tendo como objetivo principal a valorização do reconhecimento de números da adição e subtração e a escrita de palavras através da brincadeira e suas mais variadas formas de expressão.
Metodologia:
Dividir a turma em grupos.  Um participante por vez lança os dados e avança o numero de casa conforme a soma dos resultados. Ao avançar as casas o participante deverá ir lendo cada uma das letras por onde passou. Na casa que o participante parar deverá dizer duas palavras que começam com essa letra. E os outros participantes as escreve.
 Recursos:
Dado numérico, alfabeto móvel do Programa Além das Palavras. Atividade retirada do Blog:http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/07/atividades-ludicas-com-turminha-do-1.html
Avaliação: (Pós-oficina: pontos negativos e positivos observados):
Positivos:
·         Domínio do professor em relação às atividades desenvolvidas na oficina.
·         Participação dos alunos na atividade desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário