Aluno Monitor:
UMA PARCERIA EM
BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO
Componentes Curriculares:
L. Portuguesa
Matemática
Organizadores:
Coordenadores de Área
do Programa Além das Palavras:
Coordenador de Área de
L. Portuguesa: Roberto C. dos Santos
Coordenadora de Área
de Matemática: Carla Graciela dos Santos
Colaboradores:
Direção
Coordenação Pedagógica
Progetc:
Professores de L. Portuguesa:
Professore
de Matemática:
Alunos Envolvidos:
Alunos do Ensino Fundamental
dos períodos Matutino e Vespertino.
Introdução
Esse projeto visa estimular os jovens a
desenvolverem suas diferentes capacidades, enfatizando que a apropriação dos
conhecimentos socialmente elaborados é base para a construção da cidadania e da
sua identidade e que todos são capazes de aprender. Pretende destacar, ainda,
que a escola deve oferecer ambientes de construção de conhecimento e utilizar
as múltiplas tecnologias contemporâneas para isso.
Objetivo Geral
Tendo como
objetivo de valorizar o Protagonismo Juvenil, os educandos desenvolverão uma
série de atividades pedagógicas sob a orientação dos professores inseridos no
projeto educacional.
Objetivos Específicos
ü Valorizar o educando, destacando a
importância de sua atuação como fonte de aprendizagem, de convívio social e de
conteúdos específicos;
ü Proporcionar aos alunos a ocupação de seu
tempo livre com atividades produtivas;
ü Estimular
a realização de trabalho voluntário por parte dos alunos;
ü Demonstrar a importância do exercício
da cidadania no segmento escolar;
ü Fortalecer a autoestima do aluno,
proporcionando a formação de um cidadão participativo e envolvido com as
mudanças socioculturais e tecnológicas da sociedade;
ü Oferecer apoio aos professores que
desenvolvem trabalho no Ambiente Escolar e de Tecnologia Educacional inseridos
na escola e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE);
ü Possibilitar que os alunos usufruam de
uma formação tecnológica e comunicacional como meio de preparação para o
exercício da cidadania em uma sociedade globalizada;
ü Capacitar alunos para desempenhar a
função de monitor, juntamente aos professores no Ambiente de Tecnologia
Educacional (ATE) ou no Núcleo de Tecnologia (NTE).
Etapas
de Desenvolvimento
Para
o desenvolvimento deste projeto estão previstas as seguintes etapas:
1.
Estabelecimento de critérios para a seleção dos alunos que demonstrarem
interesse.
2.
Lançamento do Projeto de Seleção para Alunos monitores.
3.
Seleção e cadastramento dos alunos monitores.
4.
Estipular horários de atuação.
5.
Elaboração dos crachás de identificação dos alunos.
Critérios
para seleção dos alunos monitores
Ø Ser aluno da escola;
Ø Ter autorização dos pais para atuar
como aluno monitor, fora de seu horário de aulas (horário extraclasse);
Ø Ser bem comportado e ajudar a cumprir
as normas de convivência da escola;
Ø Manter bom desempenho escolar;
Ø Ter disponibilidade para atuar pelo
menos em um dos horários em que se requer sua presença na Unidade Escolar;
Ø Possuir características tais como:
responsabilidade, iniciativa, liderança, dinamismo, paciência, tolerância,
assiduidade e pontualidade.
Observações
O aluno poderá
desistir da atividade, quando esta não mais lhe interessar. A escala de atuação será elaborada,
respeitando-se o horário de aula do aluno.
A atuação do
aluno monitor de biblioteca ocorrerá nos seguintes períodos e horários:
MATUTINO - 8h às 11h
VESPERTINO - 13h15min às 16h15min
O desempenho da função de aluno monitor não dá o direito de o aluno tomar
decisões a respeito das atividades desenvolvidas na Unidade Escolar. O aluno
menor de idade só pode exercer a atividade mediante a apresentação da
autorização dos pais preenchida e devidamente assinada por eles. As mesmas
ficaram arquivadas na escola
Acompanhamento
e Avaliação
O acompanhamento do aluno
monitor será feito pelos Coordenadores de Área com o apoio da professora
gerenciadora e professores participantes no projeto.
O acompanhamento e avaliação poderão ser
feitos, através de:
• Observação direta da prática cotidiana.
• Conversa informal com os alunos, a cada
dois (2) meses
Anexos:
Ficha de autorização para os
pais.
AUTORIZAÇÃO (para os
menos de idade)
Autorizo meu (minha)
filho (a), ________________________________
________________________________________, que estuda no ___________, a atuar
como aluno(a) monitor(a) da E.E. 13 de Maio, ______ vez por semana.
Assinale em que dia e
horário ele (a) poderá atuar:
( ) 2ª feira – 8h às
11h
( ) 2ª feira –
13h15min às 16h15min
( ) 3ª feira – 8h às 11h
( ) 3ª feira –
13h15min às 16h15min
( ) 4ª feira – 8h às 11h
( ) 4ª feira –
13h15min às 16h15min
( ) 5ª feira – 8h às 11h
( ) 5ª feira –
13h15min às 16h15min
( ) 6ª feira – 8h às 11h
( ) 6ª feira –
13h15min às 16h15min
Assinatura do pai, mãe ou responsável:
___________________________
Data: ____/____/____
Nenhum comentário:
Postar um comentário