segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projeto Aluno Monitor


Aluno Monitor:
UMA PARCERIA EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO
Componentes Curriculares:
L. Portuguesa
Matemática
Organizadores:
Coordenadores de Área do Programa Além das Palavras:
Coordenador de Área de L. Portuguesa: Roberto C. dos Santos
Coordenadora de Área de Matemática: Carla Graciela dos Santos
Colaboradores:
Direção
Coordenação Pedagógica
Progetc:
 Professores de L. Portuguesa:
Professore de Matemática:
Alunos Envolvidos:
Alunos do Ensino Fundamental dos períodos Matutino e Vespertino.
  
Introdução
Esse projeto visa estimular os jovens a desenvolverem suas diferentes capacidades, enfatizando que a apropriação dos conhecimentos socialmente elaborados é base para a construção da cidadania e da sua identidade e que todos são capazes de aprender. Pretende destacar, ainda, que a escola deve oferecer ambientes de construção de conhecimento e utilizar as múltiplas tecnologias contemporâneas para isso.
Objetivo Geral
Tendo como objetivo de valorizar o Protagonismo Juvenil, os educandos desenvolverão uma série de atividades pedagógicas sob a orientação dos professores inseridos no projeto educacional.
Objetivos Específicos
ü  Valorizar o educando, destacando a importância de sua atuação como fonte de aprendizagem, de convívio social e de conteúdos específicos;
ü   Proporcionar aos alunos a ocupação de seu tempo livre com atividades produtivas;
ü   Estimular a realização de trabalho voluntário por parte dos alunos;
ü  Demonstrar a importância do exercício da cidadania no segmento escolar;
ü  Fortalecer a autoestima do aluno, proporcionando a formação de um cidadão participativo e envolvido com as mudanças socioculturais e tecnológicas da sociedade;
ü  Oferecer apoio aos professores que desenvolvem trabalho no Ambiente Escolar e de Tecnologia Educacional inseridos na escola e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE);
ü  Possibilitar que os alunos usufruam de uma formação tecnológica e comunicacional como meio de preparação para o exercício da cidadania em uma sociedade globalizada;
ü  Capacitar alunos para desempenhar a função de monitor, juntamente aos professores no Ambiente de Tecnologia Educacional (ATE) ou no Núcleo de Tecnologia (NTE).
 Etapas de Desenvolvimento
Para o desenvolvimento deste projeto estão previstas as seguintes etapas:
1.    Estabelecimento de critérios para a seleção dos alunos que demonstrarem interesse.
2.   Lançamento do Projeto de Seleção para Alunos monitores.
3.   Seleção e cadastramento dos alunos monitores.
4.   Estipular horários de atuação.
5.    Elaboração dos crachás de identificação dos alunos.
Critérios para seleção dos alunos monitores
Ø  Ser aluno da escola;
Ø  Ter autorização dos pais para atuar como aluno monitor, fora de seu horário de aulas (horário extraclasse);
Ø  Ser bem comportado e ajudar a cumprir as normas de convivência da escola;
Ø  Manter bom desempenho escolar;
Ø  Ter disponibilidade para atuar pelo menos em um dos horários em que se requer sua presença na Unidade Escolar;
Ø  Possuir características tais como: responsabilidade, iniciativa, liderança, dinamismo, paciência, tolerância, assiduidade e pontualidade.
Observações
                O aluno poderá desistir da atividade, quando esta não mais lhe interessar.  A escala de atuação será elaborada, respeitando-se o horário de aula do aluno.
A atuação do aluno monitor de biblioteca ocorrerá nos seguintes períodos e horários:
MATUTINO - 8h às 11h
VESPERTINO - 13h15min às 16h15min
O desempenho da função de aluno monitor não dá o direito de o aluno tomar decisões a respeito das atividades desenvolvidas na Unidade Escolar. O aluno menor de idade só pode exercer a atividade mediante a apresentação da autorização dos pais preenchida e devidamente assinada por eles. As mesmas ficaram arquivadas na escola


Acompanhamento e Avaliação
O acompanhamento do aluno monitor será feito pelos Coordenadores de Área com o apoio da professora gerenciadora e professores participantes no projeto.
 O acompanhamento e avaliação poderão ser feitos, através de:
•       Observação direta da prática cotidiana.
•       Conversa informal com os alunos, a cada dois (2) meses
Anexos:
Ficha de autorização para os pais.

AUTORIZAÇÃO (para os menos de idade)
Autorizo meu (minha) filho (a), ________________________________ ________________________________________, que estuda no ___________, a atuar como aluno(a) monitor(a) da E.E. 13 de Maio, ______ vez por semana.
Assinale em que dia e horário ele (a) poderá atuar:
(   ) 2ª feira – 8h às 11h
(   ) 2ª feira – 13h15min às 16h15min
 (   ) 3ª feira – 8h às 11h
(   ) 3ª feira – 13h15min às 16h15min
 (   ) 4ª feira – 8h às 11h
(   ) 4ª feira – 13h15min às 16h15min
 (   ) 5ª feira – 8h às 11h
(   ) 5ª feira – 13h15min às 16h15min
 (   ) 6ª feira – 8h às 11h
(   ) 6ª feira – 13h15min às 16h15min
Assinatura do pai, mãe ou responsável:
___________________________
Data: ____/____/____

Nenhum comentário:

Postar um comentário