segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tema Geral: Textos Jornalísticos


Tema Principal: Classificados e Anúncios.

Justificativa:
O jornal oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive na alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a leitura, mas também a compreender a importância social da escrita.
Objetivo:
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
• Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma notícia.
• Desenvolvam atitudes favoráveis à leitura.
• Aprendam a levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
• Compreenda de forma global o texto lido.
• Avancem na produção de textos adequados aos seus objetivos e destinatários.
• Avancem no aprendizado do planejamento e da revisão dos textos produzidos, considerando seus objetivos, o tema central, seus destinatários, etc

Metodologia:
As atividades sugeridas trabalham habilidades importantes para a leitura e compreensão de notícias. Uma vez que o aprendizado das habilidades de leitura demanda um trabalho contínuo que não se esgota em uma única aula, uma mesma atividade pode ser feita com diferentes notícias e ao longo do tempo.


Recursos:
Jornais regionais para leitura.
Avaliação: (Pós-oficina: pontos negativos e positivos observados):

Ao final da sequência, o professor pode-se valer de diferentes instrumentos para avaliação: roda de conversa com os alunos para que digam o que aprenderam em relação às notícias, seus elementos, suas finalidades, etc; comparação entre os conhecimentos que apresentavam sobre esse gênero textual antes do trabalho e após as atividades; observação das contribuições dos alunos durante a produção oral dos textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário