Tema Principal: Classificados e Anúncios.
Justificativa:
O jornal oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com
diferentes gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser
utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive na
alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e
classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a leitura,
mas também a compreender a importância social da escrita.
Objetivo:
Ao final
dessas atividades, esperamos que os alunos:
•
Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma
notícia.
•
Desenvolvam atitudes favoráveis à leitura.
•
Aprendam a levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que
está sendo lido.
•
Compreenda de forma global o texto lido.
•
Avancem na produção de textos adequados aos seus objetivos e destinatários.
•
Avancem no aprendizado do planejamento e da revisão dos textos produzidos,
considerando seus objetivos, o tema central, seus destinatários, etc
Metodologia:
As atividades sugeridas trabalham habilidades importantes para a
leitura e compreensão de notícias. Uma vez que o aprendizado das habilidades de
leitura demanda um trabalho contínuo que não se esgota em uma única aula, uma
mesma atividade pode ser feita com diferentes notícias e ao longo do tempo.
Recursos:
Jornais regionais para leitura.
Avaliação: (Pós-oficina:
pontos negativos e positivos observados):
Ao final
da sequência, o professor pode-se valer de diferentes instrumentos para
avaliação: roda de conversa com os alunos para que digam o que aprenderam em
relação às notícias, seus elementos, suas finalidades, etc; comparação entre os
conhecimentos que apresentavam sobre esse gênero textual antes do trabalho e
após as atividades; observação das contribuições dos alunos durante a produção
oral dos textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário