segunda-feira, 1 de abril de 2013

Simulado de L.P. 5° ano


A casa do morro
 Na infância, eu morei no interior – a casa do morro. Ela era muito arejada e tranquila. Lá eu descobri o que é brincar de verdade. Nos finais de semana, meus primos iam nos visitar e meu pai nos contava histórias de assombração. Recordo que um dia tivemos de dormir na varanda após uma dessas histórias (foi quando o irmão mais velho de papai veio de Recife com toda a família) e quando a coruja piou alta noite meu primo Luam disse que era coisa de Lobisomem comendo um cabrito. Foi menino chorando de medo por muitas horas! Às vezes, entro em meu apartamento e me pego sorrindo dessas lembranças. Sempre digo a mim mesma que aquela era a casa mais bonita do interior.   (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa)
01) O trecho “Ela era muito arejada e tranquila”! (l. 01) expressa:
(A) uma opinião da narradora sobre a casa.
(B) o motivo de a narradora ter se mudado.
(C) um pedido de conservação da casa.
(D) um tipo de casa do interior. 

02) No trecho “Foi menino chorando de medo por muitas horas!” ((l. 05), a frase indica
(A) uma interrogação.
(B) uma exclamação.
(C) um pedido.
(D) uma ordem.

O aviãoLeve,
o avião ganha o azul
A Terra é tão grande!
E as figuras do lugar sorrindo
Abanando-se com as palmeiras
Saindo dos lugares
Ô... ô... ôps!
Levantando os cabelos do menino,
Uma folha, um graveto seco
Mas o vento para
Tudo fica sem movimento
E depois o pouso no chão
                               Ah, mas um pedaço de papel pode ganhar o céu!
            (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa)
03) No trecho “Ô... ô... ôps!” (l. 06), as reticências têm efeito de
(A) avisar do perigo.
(B) transmitir uma ideia de fala prolongada
(C) questionar o tamanho da Terra
(D) construir um espaço maior para o avião.
04) No trecho “... O avião ganha o azul”, a palavra destacada pode ser substituída por 
(A) sol.
(B) mundo.
(C) solo. (D) céu.
Um lugar tranquilo
Quando a gente olha de longe, parece tudo lento, sem vida. Mas de perto é diferente. O lugar é apenas tranquilo. Os pássaros, como gente que caminha macio, voam silenciosos num céu de um cinza-chumbo. E cantam melodiosos. E o vento nos galhos das árvores retorcidas sobre as águas do rio, e uma canoa longe, muito longe... E do outro lado da margem, garotos pulam de uma ribanceira entre risos e conversas de futebol. As águas ainda barrentas das chuvas deste ano tomam a cor do céu e dão a impressão de que vai chover. Porém para o nascente, um arco-íris pincela com cores vivas e alegres a tarde. E é um deslumbramento para os olhos, que me sinto muito distante das chaminés das fábricas. Na areia úmida, uma minhoca resolve se aventurar, mas a luz ainda do sol a faz abrigar-se novamente. Vezes são as ramas das árvores dançando nas águas, vezes é o vento correndo quase dentro do rio. Até os peixes parecem saltar na superfície do rio. Tudo com graça e harmonia. De repente, um peixe acanhado salta. Depois o nado para debaixo de umas pedras semi encobertas pelas águas e o movimento destas. Uma a uma as ondas vão morrer na areia. Caem a meus pés numa queda morna! – Ping, ping, ping... Que delicia! Talvez o rio estivesse me convidando a um banho, talvez fossem as lembranças de minha infância... Talvez eu morasse numa cidade barulhenta e sonhasse com um final de semana num sítio às margens do rio Piracuruca... O certo é que o lugar era muito tranquilo... Porque minha alma teve vontade de cantar. (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa).
05) A ideia central do texto é
(A) a vida na cidade grande.
(B) a descrição de um lugar tranquilo.
(C) a importância de um rio.
(D) os movimentos das águas de um rio.

06 )O texto também a passa a ideia de que
(A) viver em um lugar calmo é bom.
(B) um homem deve ser como as crianças.
(C) meninos podem banhar no rio.
(D) os peixes nadam e morrem na areia.

07) No trecho “o nado para debaixo de umas pedras semi encobertas pelas águas e o movimento destas”, a palavra sublinhada refere-se á:
(A) águas.
(B) pedras.
(C)semi encobertas.
(D) umas.

08) O texto é DESCRITIVO, porque
(A) mostra um narrador.
(B) fornece uma imagem.
(C) ensina que os lugares podem ser calmos.
(D) informa sobre um rio.

A lagoa secou
Todo o Nordeste tem a época do estio. Naquela tarde, a temperatura estava elevada e o dia parecia mais longo. E era também o período do ano reservado às férias e os filhos de dona Pata Quá convidaram os amigos para um banho na lagoa. Mas o que havia eram pés de mussambê, ainda bem verdes, perto do que parecia ter sido água. E os patinhos foram voltando para casa, passinhos baixos e, parecia-lhes que o sorriso era algo particularmente inútil. A família Quá tinha o costume de ser alegre. No vilarejo eram conhecidos como os patos mais agitados na hora do banho. Então, papai pato chamou os patinhos com um quá-quá-quá espalhafatoso. Todos deram meia volta, confusos. A lagoa sob seus pés era uma massa pastosa muito diferente das águas em que mergulhava bastante,  onde ensinara os filhos a nadar. O Senhor Quá observou com cuidado e mergulhou o bico. E havia algo curioso em seus olhos. Isso sim, é saber tirar riso de meninos! Todos deram gargalhadas com a sujeira do bico de papai pato. Então, os patos formaram uma fila e voltaram para casa: quá-quá-quá.(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa.)
01) O fato de o Senhor Quá ter mergulhado o bico na lama demonstra que ele
(A) possui um bico duro.
(B) tem senso de humor.
(C) é muito velho.
(D) é curioso.

02) No texto, o grupo de palavras que têm o mesmo sentido é
(A) Nordeste/ água.
(B) época/período.
(C) mussambê/verde.
(D) Curioso/papai.

Haicais
I
Arara azul–
E as asas, num largo voo,
Dentro da floresta
II
Então é verão
Enquanto os mandacarus
Soltam suas flores
III
Mesmo com calor
É do céu da caatinga
Este azul suave
(Teresa Cristina Cerqueira de Sousa.)
03)Pelos temas abordados nos haicais, está claro que a autora
(A) ama a natureza.
(B) mora na Caatinga.
(C) é curiosa e sabe falar de sua terra.
(D) tem uma vida agreste.
A casa da menina
A menina está brincando de casinha
No fundo do quintal.
Mesa e cadeiras
Sofá e televisão
Tudo arrumadinho.
Depois tira o pó dos móveis
E abre bem a porta
Para ver o sol brilhar.
                                                                                                 (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa.)
04) O verso “ No fundo do quintal” (l. 2) indica
(A) tempo.
(B) lugar.
(C) modo.
(D) destino
Férias na escola
Os passarinhos acharam uma boa ideia
Abrir a escola nas férias
Sob a supervisão do gavião.Mas ai, ai!
O gambá muito comilão
Na hora do lanche
Tomou muitos sorvetes.
O cachorro (que se zangava à toa)
Ficou de cara amarrada
Com uma aflição danada:
Será que este gambá vai ficar muito tempo perto de mim?
E o pior é que esse gambá queria conversar com o cachorro!
Felizmente, o jogo recomeçou.
                                                                                                 (Teresa Cristina Cerqueira de Sousa.)
05) O poema trata, PRINCIPALMENTE,
(A) dos voos dos passarinhos.
(B) da supervisão do gavião.
(C) de um provável conflito entre o gavião e o cachorro.
(D)da comilança do gavião.
06)O poema cria uma expectativa no leitor pela situação entre o gambá o cachorro. A expressão que introduz essa expectativa é
(A) “Abrir a escola nas férias”.
 (B) “Mas ai, ai!”. 
(C) “O cachorro” (que se zangava à toa)
 (D) “Ficou de cara amarrada”.
07) No trecho “Felizmente, o jogo recomeçou”, a palavra sublinhada revela
(A) medo.
(B) lamentação.
(C) alívio.
(D) indiferença.
A pipoca
A pipoca pula, pula na panela Sploc, sploc, sploc
Numa música gostosa
Que importa o destino do milho
Se o estouro da pipoca
É uma grande festa?
Não sei como isso acontece
Mas o grão duro seco
Vira uma flor branca macia
Oh, pobre pipoca
Trancada na panela
Vem para minha boca!

Teresa Cristina Cerqueira de Sousa. Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos - Vol. 81
08) No verso “Não sei como isso acontece“(l. 7) a palavra isso se refere
(A) ao pulo da pipoca.
(B) ao grão duro e seco.
(C) ao destino do milho.
(D) ao estouro da pipoca.

09)No final do poema, o uso da pontuação tem efeito de
(A) medo.
(B) interrogação.
(C) pedido.
(D )espanto.
 (10) Após o estouro, a pipoca se parece com
(A) grande festa.
(B) flor branca.
(C) grão duro.
(D) milho verde.


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