segunda-feira, 1 de abril de 2013

Plano de Ação


Escola Estadual 13 de Maio
Av. Tancredo Neves – 787. Centro. Fone (67)3473-1260



Plano de Ação da Coordenação de Área de Língua Portuguesa




Coordenador de Área de Língua Portuguesa
Roberto Carlos dos Santos
Fone: (67) 8428-7563




Dados de identificação da direção e coordenação escolar.

Direção:
Professor Valdecir Roberto Santussi

Coordenação Pedagógica:
Professoras: Gisele Gastardelli Gusman
                      Marcia Rosimeire da Silva Miliorini

Coordenadora de Área de Matemática:
Professora: Carla Graciela dos Santos

Gerenciadora de Recursos Midiáticos:
Professora: Simone Alves Lopes

Secretária da Unidade:
Ivanir Salete Haverroth

Assessora Técnica da SED/MS Eldorado:
Professora: Aparecida Alves Lopes
  

INTRODUÇÃO


A Secretaria Estadual de Educação solicita um Plano de Ação aos coordenadores de Área de Língua Portuguesa, na qual firma o compromisso com a realização de ações, objetivando levar à unidade, reflexões relacionadas às atribuições do trabalho cotidiano por meio de temas relevantes de acordo com o componente curricular da área de conhecimento. O presente plano de ação conta com grandes desafios da atualidade escolar. O coordenador de área de Língua Portuguesa  atuando na escola é agente transformador e formador, sua atuação vai muito além do convívio e relacionamento com os professores, significa ser ouvinte de opiniões e posicionamentos relevantes, planejando e facilitando a execução do mesmo. O dever da escola é de exercer o papel social e transformador quando está disposto a inovar e enfrentar desafios capazes de desencadear um processo de mudança. Assim as mudanças são significativas para toda a comunidade escolar. A escola é lugar de concepção de mundo, o trabalho deve ser organizado e este apresenta dados da instituição e da coordenação, quantidade de alunos matriculados na unidade por etapa de ensino, objetivos gerais e específicos, metas para melhorar os índices de desempenho dos estudantes, ações de acompanhamento do processo ensino aprendizagem, de discussão sobre a prática pedagógica escolar e ações de intervenção na instituição escolar conforme orientações encaminhadas através da CI nº 048/2012da Superintendência de Políticas de Educação a esta unidade. Desse modo, esperamos atingir os objetivos básicos especificados, contribuir para a formação do professor e ampliar as possibilidades cognitivas do estudante e dessa forma contribuiremos à formação da cidadania

JUSTIFICATIVA

O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios materiais e recursos humanos disponíveis visando a concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.” (PADILHA. 2001p.30)

A partir desse conceito, e tendo em vista a importância de um trabalho que definam ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo, foi elaborado este plano de ação. O eixo norteador das ações aqui propostas é o do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto, propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem. Para a construção desse plano de ação foram levados em conta os diversos seguimentos que compõem a realidade da escola, da direção e encaminhadas e solicitadas pela SED/MS. O trabalho em conjunto com a Coordenadora de Área de Matemática e a Coordenação Pedagógica, sem dúvida, contribuirá muito para que as atividades aqui propostas sejam colocadas em prática. A construção de um plano não pode ser estática, portanto, várias adaptações serão feitas no decorrer do período, incentivando a participação de todos os integrantes da comunidade escolar, sendo necessário criar espaços para discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação.
 Sendo assim, subtende-se que a finalidade principal do plano de ação, ora evidenciada, não refuta as possibilidades de revê-lo sempre que necessário, para assim construir-se um ensino dinâmico, eficaz e congruente

                                                 OBJETIVO GERAL
Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos turnos da manhã e tarde e noite fornecendo subsídios ao corpo docente na implementação de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho.

• Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria.

• Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·               Acompanhar o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.
·               Orientar o professor na elaboração de planejamentos (agenda do professor do Programa além das Palavras e online).
·               Colaborar para a realização de planejamentos dos professores, organização de reuniões, capacitação pedagógica e grupo de estudo bem como a Formação Continuada.
·               Auxiliar os professores no desenvolvimento e monitoramento dos projetos.
·               Estudar, pesquisar e selecionar assuntos didáticos e incentivar troca de experiências entre professores.
·               Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento.
·               Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
·               Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos desenvolvidos.
·               Estudar e debater junto ao colegiado escolar adequação do Projeto Político Pedagógico de acordo com nossa realidade e mudanças sugeridas pela SED/MS.
·               Organizar e planejar ações a serem realizadas dentro do Programa Além das Palavras.
·               Desenvolver atividades referentes à jornada pedagógica conforme calendário escola.
·               Realizar e Acompanhar os resultados e desenvolver ações para melhorar o IDEB. Formação continuada trocando experiências levando em consideração a proposta da SED/MS conforme calendário escolar.
·               Acompanhar o desenvolvimento das turmas e atender os alunos com maior dificuldade reduzindo assim a evasão escolar.
·               Acompanhar todos os projetos de incentivos à leitura.
·               Proporcionar meios de interação com as tecnologias existentes na escola.
·               Colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao educando.
·               Acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos e ações educativas.
·               Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e Sala de Recursos para troca de experiências e consequente melhoria das atividades.
·               Acompanhar os resultados SAEMS e desenvolver ações para melhorar os índices de desenvolvimento de nossos estudantes.
·               Observar de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma preventiva.
·               Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciar condições de acesso e permanência na escola.
·               Promover palestras e encontros com temas de interesse educativo.
·               Aproximar a família da escola através de atividades culturais.

METAS

·          Melhorar planejamentos on-line (conforme sistema).
·          Reduzir número de evasão escolar.
·          Aumentar a prática de leitura através de projetos a serem desenvolvidos.
·          Elevar o índice do IDEB.
·          Melhorar os índices da Prova Brasil nos anos finais do Ensino Fundamental.
·          Elevar os índices de descritores da Avaliação diagnóstica SAEMS.
·          Promover um intercâmbio cultural entre os alunos, apoiando e interagindo junto com os professores para o desenvolvimento pleno dos projetos e atividades trabalhados por ele em sala de aula.
·          Mobilizar a comunidade escolar sobre a importância da prática da leitura através da entrega de livros mensalmente.


MAPEAMENTO DE AÇÕES

Ação
Atividade
Responsável
Período
Recursos
Resultados
Jornada pedagógica
Reunião coordenação e direção e professores.
Coordenação e direção.
1ª Semana de fevereiro
Data show e computadores, livro ata e documentos da SED.
A ser realizada
SAEMS
Reunião para verificação dos resultados.

Coordenação e direção.
Data a ser definida.
Data show e computadores, livro ata e materiais encaminhado pela SED.

Conselho de Classe
Reunião do Conselho de Classe
Coordenação e direção.
Bimestral
Computadores, diários de classe e agenda do programa Além das palavras

Tosco em Ação
Reunião com professores de L.p.
Coordenador de Área de L.P.
Fevereiro
Data show e computadores.
A ser realizada
Tosco em Ação
Entrega de livros do projeto Tosco
Coordenador de Área de L.P.
Data a ser definida.
Ficha de controle.

Programa Além das Palavras
Entrega de livros do Programa Além das Palavras
Coordenador de Área de L.P.
Data a ser definida.
Material do programa e ficha de controle de entrega.

Programa Além das Palavras
Oficinas com professore
Coordenador de Área de L.P.
Durante o ano letivo.
Material do programa, computadores.

Reunião escolar.

Reunião para se tratar assuntos relacionados à rotina escolar.
Coordenação e direção.
Data a ser definida.
Data show e computadores, livro ata e documentos da SED.

Projetos
Desenvolver projetos referentes às datas comemorativas.
Coordenação e direção e Coordenador de Área de L.P.
Durante o ano letivo.
Data show e computadores.

Projeto de leitura.
Realizar atividades direcionada a leitura.
Coordenação e direção e Coordenador de Área de L.P. e professores.
Durante o ano letivo
Livros, revistas computadores e sites de leitura.

Projetos extraclasses.
Desenvolver projetos referentes a temas como alcoolismo e drogas etc..
Coordenação e direção e Coordenador de Área de L.P. e professores
Durante o ano letivo
Livros, revistas computadores

Testes referentes ao desenvolvimento do Programa Além das Palavras.
Aplicação do teste.
Coordenador de Área de L.P.
Bimestral conforme andamento do Programa.
















Obs: Esse mapeamento sofrera algumas alterações ao decorrer do ano letivo.

                                       AVALIAÇÃO

A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.

Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de:

- Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;

- Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas;

- Fichas de acompanhamento;

- Levantamentos estatísticos;

- Reflexão e conclusão;

- Análise dos dados coletados.


                               CONCLUSÃO

O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do Professor Coordenador de Área, mas também, do apoio da Direção e Coordenação da Escola, da aceitação e esmero dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto, é preciso angariar a confiança de todos, para que possamos trabalhar sob um clima completamente familiar, proporcionando assim, maior intercâmbio entre escola-comunidade. Somente assim teremos êxito na implantação deste Plano de Ação.





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