Escola
Estadual 13 de Maio
Av.
Tancredo Neves – 787. Centro. Fone (67)3473-1260
Plano
de Ação da Coordenação de Área de Língua Portuguesa
Coordenador
de Área de Língua Portuguesa
Roberto
Carlos dos Santos
Fone:
(67) 8428-7563
Dados
de identificação da direção e coordenação escolar.
Direção:
Professor
Valdecir Roberto Santussi
Coordenação Pedagógica:
Professoras:
Gisele Gastardelli Gusman
Marcia Rosimeire da Silva Miliorini
Coordenadora de Área de Matemática:
Professora:
Carla Graciela dos Santos
Gerenciadora de Recursos
Midiáticos:
Professora:
Simone Alves Lopes
Secretária da Unidade:
Ivanir
Salete Haverroth
Assessora Técnica da SED/MS
Eldorado:
Professora:
Aparecida Alves Lopes
INTRODUÇÃO
A
Secretaria Estadual de Educação solicita um Plano de Ação aos coordenadores de
Área de Língua Portuguesa, na qual firma o compromisso com a realização de
ações, objetivando levar à unidade, reflexões relacionadas às atribuições do
trabalho cotidiano por meio de temas relevantes de acordo com o componente curricular
da área de conhecimento. O presente plano de ação conta com grandes desafios da
atualidade escolar. O coordenador de área de Língua Portuguesa atuando na escola é agente transformador e formador,
sua atuação vai muito além do convívio e relacionamento com os professores,
significa ser ouvinte de opiniões e posicionamentos relevantes, planejando e
facilitando a execução do mesmo. O dever da escola é de exercer o papel social
e transformador quando está disposto a inovar e enfrentar desafios capazes de desencadear
um processo de mudança. Assim as mudanças são significativas para toda a
comunidade escolar. A escola é lugar de concepção de mundo, o trabalho deve ser
organizado e este apresenta dados da instituição e da coordenação, quantidade
de alunos matriculados na unidade por etapa de ensino, objetivos gerais e
específicos, metas para melhorar os índices de desempenho dos estudantes, ações
de acompanhamento do processo ensino aprendizagem, de discussão sobre a prática
pedagógica escolar e ações de intervenção na instituição escolar conforme
orientações encaminhadas através da CI nº 048/2012da Superintendência de
Políticas de Educação a esta unidade. Desse modo, esperamos
atingir os objetivos básicos especificados, contribuir para a formação do
professor e ampliar as possibilidades cognitivas do estudante e dessa forma
contribuiremos à formação da cidadania
JUSTIFICATIVA
“O
ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a
ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios
materiais e recursos humanos disponíveis visando a concretização de objetivos
em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das
avaliações.” (PADILHA. 2001p.30)
A partir desse conceito, e tendo em vista a importância de um trabalho que definam ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo, foi elaborado este plano de ação. O eixo norteador das ações aqui propostas é o do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto, propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem. Para a construção desse plano de ação foram levados em conta os diversos seguimentos que compõem a realidade da escola, da direção e encaminhadas e solicitadas pela SED/MS. O trabalho em conjunto com a Coordenadora de Área de Matemática e a Coordenação Pedagógica, sem dúvida, contribuirá muito para que as atividades aqui propostas sejam colocadas em prática. A construção de um plano não pode ser estática, portanto, várias adaptações serão feitas no decorrer do período, incentivando a participação de todos os integrantes da comunidade escolar, sendo necessário criar espaços para discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação.
A partir desse conceito, e tendo em vista a importância de um trabalho que definam ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo, foi elaborado este plano de ação. O eixo norteador das ações aqui propostas é o do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto, propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem. Para a construção desse plano de ação foram levados em conta os diversos seguimentos que compõem a realidade da escola, da direção e encaminhadas e solicitadas pela SED/MS. O trabalho em conjunto com a Coordenadora de Área de Matemática e a Coordenação Pedagógica, sem dúvida, contribuirá muito para que as atividades aqui propostas sejam colocadas em prática. A construção de um plano não pode ser estática, portanto, várias adaptações serão feitas no decorrer do período, incentivando a participação de todos os integrantes da comunidade escolar, sendo necessário criar espaços para discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação.
Sendo assim, subtende-se que a finalidade
principal do plano de ação, ora evidenciada, não refuta as possibilidades de
revê-lo sempre que necessário, para assim construir-se um ensino dinâmico,
eficaz e congruente
OBJETIVO
GERAL
• Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola
nos turnos da manhã e tarde e noite fornecendo subsídios ao corpo docente na
implementação de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho.
• Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria.
• Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Acompanhar
o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual, propondo
alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.
·
Orientar o professor na elaboração de
planejamentos (agenda do professor do Programa além das Palavras e online).
·
Colaborar para a realização de
planejamentos dos professores, organização de reuniões, capacitação pedagógica
e grupo de estudo bem como a Formação Continuada.
·
Auxiliar os professores no
desenvolvimento e monitoramento dos projetos.
·
Estudar,
pesquisar e selecionar assuntos didáticos e incentivar troca de experiências
entre professores.
·
Identificar
constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes
um melhor atendimento.
·
Estimular
o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
·
Apoiar
e subsidiar a elaboração e implementação de projetos desenvolvidos.
·
Estudar e debater junto ao colegiado
escolar adequação do Projeto Político Pedagógico de acordo com nossa realidade
e mudanças sugeridas pela SED/MS.
·
Organizar e planejar ações a serem
realizadas dentro do Programa Além das Palavras.
·
Desenvolver atividades referentes à
jornada pedagógica conforme calendário escola.
·
Realizar e Acompanhar os resultados e
desenvolver ações para melhorar o IDEB. Formação continuada trocando
experiências levando em consideração a proposta da SED/MS conforme calendário
escolar.
·
Acompanhar
o desenvolvimento das turmas e atender os alunos com maior dificuldade
reduzindo assim a evasão escolar.
·
Acompanhar
todos os projetos de incentivos à leitura.
·
Proporcionar
meios de interação com as tecnologias existentes na escola.
·
Colher
dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao educando.
·
Acompanhar
e apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos e ações educativas.
·
Encontros
periódicos com os professores da Sala de Apoio e Sala de Recursos para troca de
experiências e consequente melhoria das atividades.
·
Acompanhar
os resultados SAEMS e desenvolver ações para melhorar os índices de
desenvolvimento de nossos estudantes.
·
Observar
de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno, com a finalidade de
agir de forma preventiva.
·
Proporcionar
momentos de reflexões que melhorem o relacionamento aluno-aluno e
aluno-professor e propiciar condições de acesso e permanência na escola.
·
Promover
palestras e encontros com temas de interesse educativo.
·
Aproximar
a família da escola através de atividades culturais.
METAS
·
Melhorar
planejamentos on-line (conforme sistema).
·
Reduzir
número de evasão escolar.
·
Aumentar
a prática de leitura através de projetos a serem desenvolvidos.
·
Elevar
o índice do IDEB.
·
Melhorar
os índices da Prova Brasil nos anos finais do Ensino Fundamental.
·
Elevar
os índices de descritores da Avaliação diagnóstica SAEMS.
·
Promover
um intercâmbio cultural entre os alunos, apoiando e interagindo junto com os
professores para o desenvolvimento pleno dos projetos e atividades trabalhados
por ele em sala de aula.
·
Mobilizar
a comunidade escolar sobre a importância da prática da leitura através da
entrega de livros mensalmente.
MAPEAMENTO
DE AÇÕES
Ação
|
Atividade
|
Responsável
|
Período
|
Recursos
|
Resultados
|
Jornada pedagógica
|
Reunião coordenação e direção e
professores.
|
Coordenação e direção.
|
1ª Semana de fevereiro
|
Data show e computadores, livro ata e
documentos da SED.
|
A ser realizada
|
SAEMS
|
Reunião para verificação dos resultados.
|
Coordenação e direção.
|
Data a ser definida.
|
Data show e computadores, livro ata e
materiais encaminhado pela SED.
|
|
Conselho de Classe
|
Reunião do Conselho de Classe
|
Coordenação e direção.
|
Bimestral
|
Computadores, diários de classe e
agenda do programa Além das palavras
|
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Tosco em Ação
|
Reunião com professores de L.p.
|
Coordenador de Área de L.P.
|
Fevereiro
|
Data show e computadores.
|
A ser realizada
|
Tosco em Ação
|
Entrega de livros do projeto Tosco
|
Coordenador de Área de L.P.
|
Data a ser definida.
|
Ficha de controle.
|
|
Programa Além das Palavras
|
Entrega de livros do Programa Além das
Palavras
|
Coordenador de Área de L.P.
|
Data a ser definida.
|
Material do programa e ficha de
controle de entrega.
|
|
Programa Além das Palavras
|
Oficinas com professore
|
Coordenador de Área de L.P.
|
Durante o ano letivo.
|
Material do programa, computadores.
|
|
Reunião escolar.
|
Reunião para se tratar assuntos
relacionados à rotina escolar.
|
Coordenação e direção.
|
Data a ser definida.
|
Data show e computadores, livro ata e documentos
da SED.
|
|
Projetos
|
Desenvolver projetos referentes às
datas comemorativas.
|
Coordenação e direção e Coordenador de
Área de L.P.
|
Durante o ano letivo.
|
Data show e computadores.
|
|
Projeto de leitura.
|
Realizar atividades direcionada a
leitura.
|
Coordenação e direção e Coordenador de
Área de L.P. e professores.
|
Durante o ano letivo
|
Livros, revistas computadores e sites
de leitura.
|
|
Projetos extraclasses.
|
Desenvolver projetos referentes a
temas como alcoolismo e drogas etc..
|
Coordenação e direção e Coordenador de
Área de L.P. e professores
|
Durante o ano letivo
|
Livros, revistas computadores
|
|
Testes referentes ao desenvolvimento
do Programa Além das Palavras.
|
Aplicação do teste.
|
Coordenador de Área de L.P.
|
Bimestral conforme andamento do
Programa.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Obs:
Esse
mapeamento sofrera algumas alterações ao decorrer do ano letivo.
AVALIAÇÃO
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de:
- Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
- Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas;
- Fichas de acompanhamento;
- Levantamentos estatísticos;
- Reflexão e conclusão;
- Análise dos dados coletados.
CONCLUSÃO
O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do Professor Coordenador de Área, mas também, do apoio da Direção e Coordenação da Escola, da aceitação e esmero dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto, é preciso angariar a confiança de todos, para que possamos trabalhar sob um clima completamente familiar, proporcionando assim, maior intercâmbio entre escola-comunidade. Somente assim teremos êxito na implantação deste Plano de Ação.
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de:
- Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
- Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas;
- Fichas de acompanhamento;
- Levantamentos estatísticos;
- Reflexão e conclusão;
- Análise dos dados coletados.
CONCLUSÃO
O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do Professor Coordenador de Área, mas também, do apoio da Direção e Coordenação da Escola, da aceitação e esmero dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto, é preciso angariar a confiança de todos, para que possamos trabalhar sob um clima completamente familiar, proporcionando assim, maior intercâmbio entre escola-comunidade. Somente assim teremos êxito na implantação deste Plano de Ação.
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