ESCOLA ESTADUAL 13 DE
MAIO
PROJETO DE LEITURA
COMPONENTE CURRICULAR:
L. Portuguesa
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4° Ano do Ensino
Fundamental
JUSTIFICATIVA
A leitura é fundamental na
formação dos indivíduos. Tem grande parcela de responsabilidade na construção do
homem com mais cultura, com mais percepção cidadã. Portanto, cabe a todos –
pais, pedagogos, coordenadores e professores, trabalhar no sentido de
desenvolver no indivíduo, desde cedo, o gosto pela leitura.
OBJETIVOS GERAIS:
·
Promover a aprendizagem por meio da literatura infantil.
·
Trabalhar a
literatura na escola como possível formadora de alunos em sujeitos que
simplesmente, não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Reconhecer a importância da leitura para
ampliação dos conhecimentos e também como fonte de prazer.
·
Incentivar o gosto pela leitura através do
contato com livros, leitura compartilhadas, contação de histórias.
·
Desenvolver o senso de observação, imaginação
e criatividade.
·
Ampliar o
repertório pessoal.
·
Apropriar-se de diferentes tipos de textos que
circulam socialmente.
·
Propiciar
capacitação docente a fim de se tornarem leitores assíduos.
·
Incentivar a
leitura e interpretação das obras.
METODOLOGIAS
Produção textual a partir de
temáticas tratadas nos livros, resenha. - Produção de ideias advindas da
leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, -
Produzir seu texto com a ajuda do professor - Aulas de leituras e aulas
explicativas - Explorar a ludicidade, com atividades que fixem as histórias.
AÇÕES
A ação realizada é a leitura de
um livro por semana, no final de semana o aluno leva o livro para casa com a
responsabilidade de ler e reproduzir o livro com a sua interpretação. Se
tratando aos alunos a estratégia que mais se destaca entre eles é a competição,
em ver quem desenvolve o trabalho com melhor aparência, é muito significante
para nós professores.
RESULTADO
O resultado esperado é a melhoria
da ortografia e interpretação dos alunos, pelo andamento do projeto cremos que
será uma direção a ser tomada pela escola na realização das ações que vamos
tomar referente às dificuldades dos alunos, pois sabemos que a leitura é tudo,
ela é a peça fundamental que deve ser tratada com mais relevância em todos os
aspectos.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo. É imprescindível
enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de
aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno. A
avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação do
desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e
escrita. Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler,
contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer
elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com
imagem. Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas
de acordo com os objetivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário