terça-feira, 2 de abril de 2013

Projeto de Leitura


ESCOLA ESTADUAL 13 DE MAIO
PROJETO DE LEITURA
COMPONENTE CURRICULAR:
L. Portuguesa
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
A leitura é fundamental na formação dos indivíduos. Tem grande parcela de responsabilidade na construção do homem com mais cultura, com mais percepção cidadã. Portanto, cabe a todos – pais, pedagogos, coordenadores e professores, trabalhar no sentido de desenvolver no indivíduo, desde cedo, o gosto pela leitura.
OBJETIVOS GERAIS:
·         Promover a aprendizagem por meio da literatura infantil.

·         Trabalhar a literatura na escola como possível formadora de alunos em sujeitos que simplesmente, não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·          Reconhecer a importância da leitura para ampliação dos conhecimentos e também como fonte de prazer.
·          Incentivar o gosto pela leitura através do contato com livros, leitura compartilhadas, contação de histórias.
·          Desenvolver o senso de observação, imaginação e criatividade.
·          Ampliar o repertório pessoal.
·          Apropriar-se de diferentes tipos de textos que circulam socialmente.
·          Propiciar capacitação docente a fim de se tornarem leitores assíduos.
·         Incentivar a leitura e interpretação das obras.

METODOLOGIAS
Produção textual a partir de temáticas tratadas nos livros, resenha. - Produção de ideias advindas da leitura reflexiva a partir do computador, com registro de produções textuais, - Produzir seu texto com a ajuda do professor - Aulas de leituras e aulas explicativas - Explorar a ludicidade, com atividades que fixem as histórias.

AÇÕES
A ação realizada é a leitura de um livro por semana, no final de semana o aluno leva o livro para casa com a responsabilidade de ler e reproduzir o livro com a sua interpretação. Se tratando aos alunos a estratégia que mais se destaca entre eles é a competição, em ver quem desenvolve o trabalho com melhor aparência, é muito significante para nós professores.
RESULTADO
O resultado esperado é a melhoria da ortografia e interpretação dos alunos, pelo andamento do projeto cremos que será uma direção a ser tomada pela escola na realização das ações que vamos tomar referente às dificuldades dos alunos, pois sabemos que a leitura é tudo, ela é a peça fundamental que deve ser tratada com mais relevância em todos os aspectos.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo. É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno. A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação do desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita. Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem. Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário