A revolução digital
Texto e papel. Parceiros de uma história de êxitos. Pareciam feitos um
para o outro.
Disse “pareciam”, assim, com o verbo no passado, e já me explico:
estão em processo de separação. Secular, a união não ruirá do dia para a noite.
Mas o divórcio virá certo como o pôr-do-sol a cada fim de tarde. O texto
mantinha com o papel uma relação de dependência. A perpetuação da escrita
parecia condicionada à produção de celulose. Súbito, a palavra descobriu um
novo meio de propagação: o cristal líquido. Saem às árvores. Entram as nuvens
de elétrons. A mudança conduz a veredas ainda inexploradas. De concreto há
apenas a impressão de que, longe de enfraquecer, a ebulição digital tonifica a
escrita. E isso é bom. Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair
por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma. Em outras
palavras: falada, a palavra perde-se nos desvãos da memória; impressa, desperta
o cérebro, produzindo uma circulação de ideias que gera novos textos. A Internet
é, por assim dizer, um livro interativo. Plugados à rede, somos autores e
leitores. Podemos visitar as páginas de um clássico da literatura. Ou
simplesmente arriscar textos próprios. Otto Lara Resende costumava dizer que as
pessoas haviam perdido o gosto pela troca de correspondências. Antes de morrer,
brindou-me com dois telefonemas. Em um deles prometeu: “Mando-te uma carta
qualquer dia desses”. Não sei se teve tempo de render-se ao computador. Creio
que não. Mas, vivo, Otto estaria surpreso com a popularização crescente do
correio eletrônico. O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à
pedra quando da descoberta do papiro. A era digital está revolucionando o uso
do texto. Estamos virando uma página. Ou, por outra, estamos pressionando a tecla
“enter”.
SOUZA, Josias
de. A revolução digital. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 de maio de 1996.
Caderno Brasil, p. 2.
1.Com base na leitura feita, é CORRETO afirmar
que o objetivo do texto é
a) defender
a parceria entre o papel e o texto como uma história de êxitos.
b)discutir
as implicações da era digital no uso da escrita.
c)descrever
as vantagens e desvantagens da Internet na atualidade.
d) narrar a
história do papel e do texto desde a antigüidade.
e) n.d.a
2. Nos períodos abaixo marque a oração subordinada
adjetiva:
a) todos
esperam que você volte.
b) não fale
alto, que ela pode ouvir.
c) vamos
embora, o dia está amanhecendo.
d) os homens
que fumam vivem pouco.
e) era uma
voz tão grave que metia medo.
3. Os recursos gráficos usados para
exprimir os movimentos dos objetos e dos personagens são:
a) flashback
b) metáforas
visuais.
c) linhas de
movimento.
d) rabicho.
e)
onomatopeias.
4. Na
divulgação cientifica estudamos “Os transgênicos”. Qual dos conceitos abaixo
seria o mais adequado.
a) é um tipo
de hormônio do crescimento para tratar de deficiências físicas no
desenvolvimento humano.
b) são
proteínas usadas na biotecnologia
c) são seres
vivos criados artificialmente com técnicas que permitem transferir genes de um
organismo para o outro.
d) são produtos
com novas características nutricionais.
e) são
pigmentos presentes em legumes e frutas-escuras ou avermelhadas.
A luta e a lição
Autor: Carlos
Heitor Cony. Publicado na Folha Online
Um
brasileiro de 38 anos, Vítor Negrete, morreu no Tibete após escalar pela
segunda vez o ponto culminante do planeta, o monte Everest. Da primeira, usou o
reforço de um cilindro de oxigênio para suportar a altura. Na segunda (e
última), dispensou o cilindro, devido ao seu estado geral, que era considerado
ótimo.
As façanhas
dele me emocionaram, a bem sucedida e a malograda. Aqui do meu canto, temendo e
tremendo toda a vez que viajo no bondinho do Pão de Açúcar, fico meditando
sobre os motivos que levam alguns heróis a se superarem. Vitor já havia vencido
o cume mais alto do mundo. Quis provar mais, fazendo a escalada sem a ajuda do
oxigênio suplementar. O que leva um ser humano bem sucedido a vencer desafios
assim?
Ora, dirão
os entendidos, é assim que caminha a humanidade. Se cada um repetisse meu
exemplo, ficando solidamente instalado no chão, sem tentar a aventura, ainda
estaríamos nas cavernas, lascando o fogo com pedras, comendo animais crus e
puxando nossas mulheres pelos cabelos, como os trogloditas - se é que os
trogloditas faziam isso. Somos o que somos hoje devido a heróis que trocam a
vida pelo risco. Bem verdade que escalar montanhas, em si, não traz nada de
prático ao resto da humanidade que prefere ficar na cômoda planície da
segurança. Mas o que há de louvável (e lamentável) na aventura de Vítor Negrete
é a aspiração de ir mais longe, de superar marcas, de ir mais alto, desafiando
os riscos. Não sei até que ponto ele foi temerário ao recusar o oxigênio
suplementar. Mas seu exemplo –e seu sacrifício- é uma lição de luta, mesmo
sendo uma luta perdida.
5. Identifique qual tipo de crônica foi
utilizada.
a) crônica
Lírica
b) crônica
de Humor
c) crônica
Descritiva
d) crônica
Narrativa
e) crônica
Dissertativa
1-B, 2-D,
3-C, 4-C, 5-E
Contrato de Aprendizagem
Aprendiz é
aquele que trabalha aprendendo ao mesmo tempo, sob a direção de outrem, uma
arte ou um ofício. Como acentua Martins Catharino, "o empregado discente é
credor de ensino. O empregador docente, por si ou por outrem, deve satisfazer a
obrigação assumida ou impost, que é de fazer. Ora, na relação de emprego comum,
a prestação principal e típica do empregador resulta, quase sempre, de uma
obrigação de dar; a do empregado, trabalhar em proveito e sob as ordens do
outro contratante. Assim, a aprendizagem introduz sensível, modificação do
conteúdo ordinário do contrato de emprego:. Trata-se de um contrato de trabalho
especial.
1.
Segundo o texto, o empregado discente é aquele que:
a) deve
pagar para aprender;
b) deve
receber para ensinar;
c) deve
receber ensino;
d)é obrigado
a ensinar;
e) deve
aprender e ensinar
2. Em "O girassol da vida e o
passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há,
respectivamente:
a) um
elemento formado por aglutinação e outro por justaposição
b) um
elemento formado por justaposição e outro por aglutinação
c) dois
elementos formados por justaposição
d) dois
elementos formados por aglutinação
e) n.d.a
3. O sufixo - ção, de contemplação, e o
sufixo - ncia, de urgência, também são normalmente usados para formar nomes dos
seguintes verbos, respectivamente:
a) imaginar,
preferir
b)
compreender, supor
c) reclamar,
adiantar
d) abrir,
arder
e)
arredondar, encher
4. Marque a alternativa correta.
a) resenha
crítica são impressões de espetáculos e criticas de jornais e revistas.
b) resenha
crítica é um texto curto onde o autor costuma fazer um resumo com opinião
pessoal.
c) resenha
crítica é um julgamento feito pelo autor defendendo seu ponto de vista.
d) resenha
critica é um vocabulário muito importante para emitir uma opinião opinião
positiva ou negativa do autor.
e)n.d.a
Medicamentos
já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV.
Análises
revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a
nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-AIDS.
Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois
subtipos mais prevalentes no país, F e B."
Adaptado do
Jornal do Brasil, 02/10/2001.
Uma nova
preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da AIDS no
Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens,
de novos casos de AIDS, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou
não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia:
05. Dadas as
afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de
casos da doença em adolescentes, afirma-se que:
I. O sucesso
inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e
não utilizar medidas de proteção, pois se criou a idéia de que estes remédios
sempre funcionam.
II. Os
vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de
tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada.
III. Os
vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os
infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis.
Está correto
o que se afirma em
a) I
apenas
b) II,
apenas.
c) I e III,
apenas
d) II e III
apenas
e) I, II e
III.
GABARITO
SIMULADO EMT 2011 - Questões de 01 a 05
01. C
04. B
02. C
05. C
03. A
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